sexta-feira, 15 de junho de 2012

Xadrez na escola _Matemática


Xadrez na Escola


"Educar é um ato de amor", para mim isso é educação.É criar, buscar, inovar a cada dia. Fazer de cada atividade um novo desafio, aprendendo e ensinando. É encantar-se e reencantar-se constantemente buscando realmente um mundo melhor. Temos uma missão grandiosa,maravilhosa,...


Proposta para a Disciplina Matemática_ Séries finais do Ensino Fundamental

Cronograma de atividades
1ª aula – apresentação do jogo, parte histórica e exploração de alguns vídeos


Vídeos Sugeridos

O Último Lance

Lances Inocentes 


 No reino do xadrez


 O  Xadrez em cores

          Num primeiro momento explorar o que os alunos conhecem sobre o jogo. Posteriormente explorar cenas do vídeos assistidos e levantar outros questionamentos.

 Algumas considerações acerca do xadrez:
  • O xadrez vai muito além da sala de aula. É para a vida. São opções , estratégias,...
  • Se na escrita são exercitadas 17 áreas do cérebro, imagine no xadrez...
  • “ Ter de escolher e poder fazê-lo bem, de fato, é o grande problema de inteligência para qualquer um de nós” (Macedo,1996).
  • Tem que ter cérebro!!! Não basta habilidade, tem que ser inteligente... Pense nisso! O cérebro é importante em qualquer esporte. Xadrez, inúmeras escolhas. Jogador limitado.
  • Como qualquer esporte quanto antes for praticado melhor, para adquirir habilidade técnica. Pode ser iniciado com 6 anos de idade.
  • Atividade nova que proporciona crescimento.
  • Atividade orientada que pode ser usada também em recreios, evitando o ócio e com ele, alguns vícios.
  • A UNESCO recomenda a todos os seus países membros(173) países a inclusão do xadrez no currículo escolar.
  • Em alguns países o jogo de Xadrez  já faz parte do currículo como exemplo na Rússia. e, em Cuba em todas as faculdades.     
2ª aula –  Explorar as regras do jogo. Sugere-se que seja elaborada uma apresentação de slides com as regras de forma que os alunos possam copiá-las.
Obs: sempre primeiro a parte teórica depois a prática.


3ª aula – Exploração do jogo, com a introdução gradativa das peças. Inicialmente  jogo somente com rei e 8 peões. Cada peão que chegar no final do tabuleiro marca um ponto. Sugere-se que no início o rei fique paradinho. No final o rei vira um poderoso atacante.

4ª aula – jogo com rei, o peões e os bispos

5ª aula-  jogo com rei, os peões, bispos e cavalos
Fazer perguntas: resposta certa um ponto...

6ª aula - jogo com rei, 8 peões, 2 bispos, cavalos e as torres
A partida consiste em três etapas: abertura, meio e final.
A abertura sempre começa com peão de dama ou peão de rei. Depois tira o bispo, depois o cavalo.Rei fica escondidinho. Obs: mexer o bispos, ou os cavalos antes, não faz muita diferença.Torre e Dama preserva.
Lance muito fraco colocar o cavalo no canto do tabuleiro de 8 casas reduz para 4, o nº de casas atacadas.
Obs: sempre que  jogar com jogador mais forte eu troco peças: bispo por bispo, cavalo por cavalo,...
Na abertura faz o roque e mexe todas as peças da primeira fileira, menos a torre.
Meta TEM (tempo, espaço e material)

7ª aula – roque. Este visa a proteção do rei, mobilidade para a torre,... As duas torres trabalhando juntas é mais do que uma dama. Separadas elas são fracas.
O roque pequeno é melhor.
No roque o rei tem 100% a mais de mobilidade. Movimenta-se duas casas para o lado. Sempre tocar no rei antes.Para os iniciantes faça o roque no início.
Para fazer o roque não mexa nem o rei, nem a torre.
Para executar o roque o rei não pode estar em xeque.
O rei ao roçar não pode ocupar casa atacada, nem ocupar casa dominada por peça adversária.

8ª aula- Concentração
A concentração é o uso da mente focada em determinado objeto; é a capacidade de abstrair-se num ponto, focar um alvo e mantê-lo pelo tempo que desejar. Por isso é uma tarefa difícil que exige muito controle mental.
Ao tentar a concentração, vai notar que não conseguirá por muito tempo, pois divagará em outros pensamentos que invadirão a sua mente.
Para conseguir concentração é fundamental que o aluno tenha interesse pelo assunto, além de vontade e disposição. Ele deve estar motivado e preparado para as dificuldades que o assunto pode trazer.
Posição de concentração: olhar só para o tabuleiro, nem para o adversário.
Os grandes mestres levantam, olham os outros tabuleiros e depois jogam...
Não conseguimos manter o foco por mais de 20, 40 minutos.
Quando  não for a tua vez de jogar, pode divagar...
“ Não tenha pressa. Concentre-se e obtenha os melhores resultados”.
 Atividade: parar o jogo em determinado momento, levanta e um aluno vai lá fora. Ele deverá adivinhar a peça que o colega (adversário) mexeu. Pode ser feito 2 a 3 vezes, no mesmo dia. Premia com bala, chicle,...
A promoção do peão, no final, determina quem ganha o jogo.
 Um duplo geralmente envolve cavalo.
  
10ª aula – Anotação ( a partir da 10ª aula já pode ensinar... a anotação)
Muitas vezes a notação é obrigatória. Enxadrezista que não anotam são penalizados com acréscimo de alguns minutos.
Nos últimos 5 minutos não precisa anotar...
Dá sempre a súmula para o adversário assinar. Ver folha de modelo.
Rodada, mesa,...
Se for
Xadrez relâmpago(até 14 minutos, não anota)
Xadrez rápido ( até 59 minutos, não precisa)
Xadrez pensado ( 1 hora, anota)  
 Captura, X
Casas minúsculas, peças maiúsculas, peão sem representação. Ex; BXg5, não precisa anotar a peça que capturou. Ela está definida na jogada anterior.
Quando duas peças iguais(como torres) podem atacar anota-se ThXh8, ou pode ser também T8Xh8.
Toda enxadrezista tem um grande mestre.  Troca falas pela internet, MSN,...
O xeque aparece +
Xeque mate + + ou ≠ ou  MATE.
Roque pequeno O-O
Roque grande O – O – O
En passante p
Xeque duplo xq duplo
Xeque descoberto xq desc
Promoção do peão = h8D ( se peguei a dama), b8D,...

 Observações importantes:
  • É de suma importância que o Xadrez não seja somente explorado eventualmente. 
  • Precisa de uma rotina, um planejamento e uma sequência durante todo o ano letivo. Pode ser como exemplo uma aula semanal dentro do componente curricular ( Matemática) ou Ed.Física.
  •  O jogo pode ( e deve) ser explorado também no Laboratório de Informática Educativa da escola.


Link sugerido:

Considerações finais:
  • O empate pode ser proposto a qualquer momento: não duela entre eles.
  • Final do campeonato sempre na mesa 1.
  • Na escola pode ser feito um campeonato  ao longo do ano; todos contra todos.
  • Se tiver pouco tempo: sistema suíço (pode ser no recreio). Geralmente 5 ou 7 rodadas.
  • No final do ano todos assistindo com os melhores 4 alunos da escola ( auto-estima).A escola pára.

Material sugerido:
 tabuleiros(10), 
quadro com ímã,
 relógio, 
Programa Swiss Perfect


Bibliografia sugerida:
 GIRONA, Catro.Iniciação ao xadrez para crianças. Ed. Artmed

Agradecimento especial ao meu Grande Meste: Leonardo de Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário