sexta-feira, 15 de junho de 2012

Xadrez na escola

Projeto:   Xadrez na escola


Imagem retirada em pt.wikipedia.org

Público Alvo: Alunos do ensino fundamental

Duração do projeto: ano letivo de 2012

Objetivo Geral:
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas.

Objetivos Específicos:
- Tornar a aprendizagem mais atraente e divertida;
- Utilizar o xadrez como uma poderosa estratégia de ensino-aprendizagem;
- Possibilitar através do jogo o desenvolvimento de múltiplas habilidades, entre elas, a atenção, a concentração, e o raciocínio, entre outras.

Justificativa:
            Os jogos estão presentes na humanidade desde a pré-história. Jogos de tabuleiro foram encontrados em escavações da antiga suméria de Ur, na Mesopotâmia, e datam de 3000 a.C.
            Laplace ( 1749-1827 ), um dos renomados matemáticos de todos os tempo afirmou: “ É notável que uma ciência que começou sobre considerações sobre jogos de azar tivesse elevado ao nível dos mais importantes assuntos do saber humano”.
            O xadrez, o jogo, é um instrumento de aprendizagem, uma estratégia de trabalho, uma ferramenta pedagógica muito poderosa, que vai muito além da Matemática. Permite a interdisciplinaridade e conexões com Artes, História, Geografia, Ed. Física,...desenvolvendo muitas habilidades de forma prazerosa.
            O xadrez como agente motivador pode fazer parte de um projeto interdisciplinar ou ser introduzido na grade curricular, na parte diversificada. Pode ser usado no combate  a exclusão social e a ociosidade, proporcionando cultura, lazer, entrosamento, elevando a auto-estima. Num mesmo momento crianças ( a partir de 7 anos), jovens  e adultos podem interagir, inclusive pessoas portadoras de deficiências. Esta interação proporciona que pessoas de diferentes idades , diferentes classe sociais possam ineragir, inclusive máquina e aluno, com o uso do computador e da internet, salientando que este usa uma linguagem universal.
            O aluno poderá ser, um divulgador,inclusive atuando como monitor e o xadrez na escola poderá ser expandido para a comunidade.
         A vida não é mais que um jogo e permite este paralelo, um laboratório para a vida, um salto qualitativo.                      
Estamos num momento em que a escola precisa elaborar novas estratégias para alcançar a atenção e motivar os alunos para o aprendizado. Inovar é preciso. Como tudo avança muito rapidamente a escola também precisa acompanhar, de certa forma, esta evolução, ousando sempre.

Metodologia:
            O xadrez provavelmente teve sua origem no Oriente, mas ninguém sabe exatamente onde. Sempre esteve envolto por muitas lendas.
           Em pouco tempo conquistou o mundo. Além de ser um agente motivador e uma poderosa ferramenta do processo ensino-aprendizagem, permite a integração de vários conteúdos curriculares.
            Algumas experiências, a exemplo de outros países, colocam o xadrez como uma disciplina na grade curricular. Poderia ser, como exemplo, uma aula semanal.
            Inicialmente, em Português, os alunos irão assistir ao filme Harry Potter e a Pedra Filosofal. Será explorado o filme e em especial, a cena do jogo de xadrez. Outros filmes também serão explorados.
            A parte histórica do jogo, será explorada em História, onde a professora explorará a provável origem do jogo, características da época...Em relação ao jogo é possível abordar questões pertinentes ao tabuleiro, as peças,o papel que cada uma desempenhava no reino. Cavaleiros,bispos,... a sua proximidade com o rei e a rainha. É possível explorar diferentes tabuleiros e jogos desde o chaturanga (um rajá, um elefante, um cavalo, torre e peões), jogado com dados. Esta pesquisa se dará no Laboratório de Informática Educativa da escola. Os alunos irão apresentar a pesquisa feita para os demais colegas usando uma apresentação de slides.
            O jogo do xadrez era tido como “ o rei dos jogos e o jogo dos reis”. Um dos principais passatempos da nobreza da Idade Média.
            Em Geografia será abordado  o Oriente. Sua localização geográfica, costumes, cultura...
            Os povos russos são aficionados pelo jogo e os primeiros no ranking mundial. A prática do jogo de xadrez faz parte do seu  dia-a-dia, bem como de seus usos e costumes, característica que será utilizada,  também em História.
            A professora irá, a título de curiosidade, enfatizar alguns brasileiros que se destacam no jogo.
           Em       Educação Artística com a utilização de materiais alternativos e reciclados, a construção do tabuleiro, e confecção das peças. Poderá ser utilizado tampinhas de garrafas pet, copinhos de iogurte, biscuit, entre outros.
            Em Matemática serão exploradas as regras do jogo. O movimento das peças e o xeque-mate, o objetivo do jogo. Salientando que além de uma boa estratégia de ataque, também é necessário saber se defender.  A medida que os educandos interagem com o jogo suas estratégias vão sendo aprimoradas e cada jogada exige uma habilidade do jogador que irá montar a sua estratégia de jogo. Não é um jogo de sorte, é um jogo de raciocínio. A vitória depende da capacidade de calcúlo e previsão dos jogadores. Estas jogadas podem ser aprimoradas observando algumas jogadas de grandes mestres ( on line), bem como a exploração deste jogo no Laboratório de Informática Educativa.
 No início, não haverá preocupação com o relógio. Ele será introduzido numa etapa posterior.
Para ensaiar alguns movimentos e as primeiras jogadas, poderá ser em grupos de quatro pessoas, onde cada um da dupla poderá auxiliar o seu companheiro. Numa próxima etapa o jogo em dupla, com raciocínio e estratégia de jogo e peça tocada é peça jogada. Um lance, uma jogada pode ser decisiva.
Em Educação Física, os alunos montarão na quadra de esportes, um xadrez humano. Cada aluno será uma peça.
A escola propiciará campeonatos de xadrez. Primeiramente  campeonatos na  turma e uma vez por ano, um campeonato envolvendo toda a escola.
Os alunos que se destacam serão utilizados como monitores.         
           
Avaliação:
Será avaliada a participação ativa e também crítica do aluno,as problematizações, as relações estabelecidas e  o uso de estratégias no jogo.





Imagem retirada em arbitragemdexadrez.blogspot.com

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http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4984


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