Projeto: Xadrez na escola
Imagem retirada em pt.wikipedia.org
Duração do projeto: ano letivo de 2012
Objetivo Geral:
Identificar os conhecimentos
matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta e
perceber o caráter de jogo intelectual, como aspecto que estimula o interesse,
a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade de
resolver problemas.
Objetivos Específicos:
- Tornar a aprendizagem mais
atraente e divertida;
- Utilizar o xadrez como uma
poderosa estratégia de ensino-aprendizagem;
- Possibilitar através do jogo o
desenvolvimento de múltiplas habilidades, entre elas, a atenção, a
concentração, e o raciocínio, entre outras.
Justificativa:
Os
jogos estão presentes na humanidade desde a pré-história. Jogos de tabuleiro
foram encontrados em escavações da antiga suméria de Ur, na Mesopotâmia, e
datam de 3000 a .C.
Laplace
( 1749-1827 ), um dos renomados matemáticos de todos os tempo afirmou: “ É
notável que uma ciência que começou sobre considerações sobre jogos de azar
tivesse elevado ao nível dos mais importantes assuntos do saber humano”.
O
xadrez, o jogo, é um instrumento de aprendizagem, uma estratégia de trabalho,
uma ferramenta pedagógica muito poderosa, que vai muito além da Matemática.
Permite a interdisciplinaridade e conexões com Artes, História, Geografia, Ed.
Física,...desenvolvendo muitas habilidades de forma prazerosa.
O
xadrez como agente motivador pode fazer parte de um projeto interdisciplinar ou
ser introduzido na grade curricular, na parte diversificada. Pode ser usado no
combate a exclusão social e a
ociosidade, proporcionando cultura, lazer, entrosamento, elevando a
auto-estima. Num mesmo momento crianças ( a partir de 7 anos), jovens e adultos podem interagir, inclusive pessoas
portadoras de deficiências. Esta interação proporciona que pessoas de
diferentes idades , diferentes classe sociais possam ineragir, inclusive
máquina e aluno, com o uso do computador e da internet, salientando que este
usa uma linguagem universal.
O
aluno poderá ser, um divulgador,inclusive atuando como monitor e o xadrez na
escola poderá ser expandido para a comunidade.
A
vida não é mais que um jogo e permite este paralelo, um laboratório para a
vida, um salto qualitativo.
Estamos num
momento em que a escola precisa elaborar novas estratégias para alcançar a
atenção e motivar os alunos para o aprendizado. Inovar é preciso. Como tudo
avança muito rapidamente a escola também precisa acompanhar, de certa forma,
esta evolução, ousando sempre.
Metodologia:
O
xadrez provavelmente teve sua origem no Oriente, mas ninguém sabe exatamente
onde. Sempre esteve envolto por muitas lendas.
Em
pouco tempo conquistou o mundo. Além de ser um agente motivador e uma poderosa
ferramenta do processo ensino-aprendizagem, permite a integração de vários
conteúdos curriculares.
Algumas
experiências, a exemplo de outros países, colocam o xadrez como uma disciplina
na grade curricular. Poderia ser, como exemplo, uma aula semanal.
Inicialmente,
em Português, os alunos irão assistir ao filme Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Será explorado o filme e em especial, a cena do jogo de xadrez. Outros filmes também serão explorados.
A
parte histórica do jogo, será explorada em História, onde a professora
explorará a provável origem do jogo, características da época...Em relação ao jogo é
possível abordar questões pertinentes ao tabuleiro, as peças,o papel que cada
uma desempenhava no reino. Cavaleiros,bispos,... a sua proximidade com o rei e
a rainha. É possível explorar diferentes tabuleiros e jogos desde o chaturanga (um
rajá, um elefante, um cavalo, torre e peões), jogado com dados. Esta pesquisa se dará no Laboratório de Informática Educativa da escola. Os alunos irão apresentar a pesquisa feita para os demais colegas usando uma apresentação de slides.
O
jogo do xadrez era tido como “ o rei dos jogos e o jogo dos reis”. Um dos
principais passatempos da nobreza da Idade Média.
Em
Geografia será abordado o Oriente. Sua
localização geográfica, costumes, cultura...
Os
povos russos são aficionados pelo jogo e os primeiros no ranking mundial. A
prática do jogo de xadrez faz parte do seu
dia-a-dia, bem como de seus usos e costumes, característica que será
utilizada, também em História.
A
professora irá, a título de curiosidade, enfatizar alguns brasileiros que se
destacam no jogo.
Em Educação Artística
com a utilização de materiais alternativos e reciclados, a construção do
tabuleiro, e confecção das peças. Poderá ser utilizado tampinhas de garrafas
pet, copinhos de iogurte, biscuit, entre outros.
Em
Matemática serão exploradas as regras do jogo. O movimento das peças e o
xeque-mate, o objetivo do jogo. Salientando que além de uma boa estratégia de
ataque, também é necessário saber se defender.
A medida que os educandos interagem com o jogo suas estratégias vão
sendo aprimoradas e cada jogada exige uma habilidade do jogador que irá montar
a sua estratégia de jogo. Não é um jogo de sorte, é um jogo de raciocínio. A
vitória depende da capacidade de calcúlo e previsão dos jogadores. Estas jogadas podem ser aprimoradas observando algumas jogadas de grandes mestres ( on line), bem como a exploração deste jogo no Laboratório de Informática Educativa.
No início, não haverá preocupação com o
relógio. Ele será introduzido numa etapa posterior.
Para ensaiar
alguns movimentos e as primeiras jogadas, poderá ser em grupos de quatro
pessoas, onde cada um da dupla poderá auxiliar o seu companheiro. Numa próxima
etapa o jogo em dupla, com raciocínio e estratégia de jogo e peça tocada é peça
jogada. Um lance, uma jogada pode ser decisiva.
A escola
propiciará campeonatos de xadrez. Primeiramente campeonatos na turma e uma vez por ano, um campeonato
envolvendo toda a escola.
Os alunos que
se destacam serão utilizados como monitores.
Avaliação:
Será avaliada a participação ativa e também crítica do
aluno,as problematizações, as relações estabelecidas e o uso de estratégias no jogo.
Imagem retirada em arbitragemdexadrez.blogspot.com
Link sugerido da Tv escola
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4984
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